Planta de aquário faácil a Anubia barteri var. caladiifolia é originária de um laboratório australiano de propagação de tecidos. É uma variedade muito vistosa, com folhas em formato de coração. As folhas vivem por vários anos e podem facilmente formar grandes grupos, apesar do seu crescimento lento.
Esta anubia bacteri var. caladiifolia, uma das muitas variantes das Anubias é uma planta mais fácil de cuidar no mundo da aquariofilia pois, não é exigente no se refere aos parâmetros da água ou à quantidade de luz, crescendo em quase todas as condições, ou seja “low tech“. A anubia desenvolve um rizoma além das raízes. O rizoma é um tipo de caule geralmente subterrâneo que se desenvolve geralmente na horizontal. Além disso, o rizoma apoia-se na decoração do aquário, como em pedaços de madeira, cerâmicas, resinas ou peças de plástico. Sendo uma parte vital para a sobrevivência da planta, não deve ferir, cortar ou enterrar o rizoma.
As Anubias é uma planta da família das aráceas. São plantas anfíbias (suportam ou não a submersão prolongada) de crescimento lento. Quanto à necessidade de iluminação é pouco exigente, embora a adição de CO2 e a incrementação da iluminação favoreçam marginalmente o ritmo de crescimento destas plantas. Deve ser plantada com o rizoma fora do substrato, pois, quando enterrado, acaba por morrer, por isto, este elemento garante a manutenção saudável da anubia, que enraizada na casca de coco, consegue desenvolver-se de forma saudável.
O género é composto por plantas angiospérmicas dicuteledóneas, aquáticas e semiaquáticas, nativas de África nomeadamente da região SubSareana.[1]