Planta de aquário Anubia enraizada em metade de Casca de Coco, tipo caverna. Estes dois elementos naturais, preparados para serem introduzidos no ambiente do seu aquário sem necessidade de qualquer preparo, tendem a proporcionar um ambiente realístico, saudável e natural, contribuindo para a decoração e esconderijos naturais dos peixes, camarões, etc.
A Anubia é conhecida como uma das plantas mais fáceis de cuidar no mundo da aquariofilia pois, não é exigente no se refere aos parâmetros da água ou à quantidade de luz, crescendo em quase todas as condições, ou seja “low tech“. A anubia desenvolve um rizoma além das raízes. O rizoma é um tipo de caule geralmente subterrâneo que se desenvolve geralmente na horizontal. Além disso, o rizoma apoia-se na decoração do aquário, como em pedaços de madeira, cerâmicas, resinas ou peças de plástico. Sendo uma parte vital para a sobrevivência da planta, não deve ferir ou cortar o rizoma.
As Anubias é uma planta da família das aráceas. São plantas anfíbias (suportam ou não a submersão prolongada) de crescimento lento.Quanto à necessidade de iluminção é pouco exigente, embora a adição de CO2 e a incrementação da iluminação favoreçam marginalmente o ritmo de crescimento destas plantas. Deve ser plantada com o rizoma fora do substrato, pois, quando enterrado, acaba por morrer, por isto, este elemento garante a manutenção saudável da anubia, que enraizada na casca de coco, consegue desenvolver-se de forma saudável.
O género é composto por plantas angiospérmicas dicuteledóneas, aquáticas e semiaquáticas, nativas de África nomeadamente da região SubSareana.[1]